Case Study: as novas fardas do McDonald’s

Antes de começarmos, vê este vídeo:

Giro? Aguenta os cavalos. No final vamos mostrar todos os episódios.
Mas antes, vamos contar como tudo começou.

Foi num solarengo dia de Abril, em plena hora de almoço, que abrimos a nossa caixa de email e recebemos um pedido de orçamento do McDonald’s.

Coincidentemente tínhamos pedido McDonald’s para o almoço, por isso estavam reunidas as condições (e alinhados os astros), para uma bela história de amor.

Nota: isto não aconteceu realmente, mas fica a matar no início deste artigo.
Quer dizer, a parte da história de amor é verdade.

O briefing

O briefing era simples:
Anunciar aos colaboradores do McDonald’s a adopção de uma nova farda nos restaurantes.

Como? Com alguns conteúdos corporativos, como:

    • Entrevistas com as designers das fardas
    • Planos da produção das fardas em fábrica
    • Mensagem dos responsáveis de Recursos Humanos
    • Etc

Interessante?
Sem dúvida, num contexto corporativo, sério, formal.

E para um público mais jovem, informal e descontraído?..
Pois…

sam winchester yawn GIF

Os “idiotas” de serviço

Ao ler o briefing do cliente percebemos que tínhamos que desconstruir aqueles conteúdos para criar algo que realmente chamasse a atenção daquelas pessoas.

Então – os “idiotas” de serviço (nós, claro) – pensámos:

awkward dumb and dumber GIF

  • Que tal despir este conteúdo de tudo o que é corporativo?
  • Que tal trocar o institucional por entretenimento?
  • Que tal partir de uma premissa ousada, ficcional, para dar o mote para a apresentação das novas fardas?
  • Que tal criar episódios, cada um com o seu estilo e baseado num estereótipo da Ficção? (o esquadrão, o vilão, a batalha, etc)

E foi assim que nasceu o rastilho que alimentou esta campanha:

E SE AS NOVAS FARDAS..
TIVESSEM SIDO ROUBADAS?

Então, metemos mãos à obra:

  • Criámos um vilão (não digam a ninguém, mas acho que o conhecemos de algum lado).
  • Criámos um esquadrão de resgate cheio de talento (e muito humor).
  • Raptámos estagiários. Usámos um cão com dentes tortos. Comprámos um cadeirão épico no OLX.
  • Convencemos as designers verdadeiras das fardas a entrarem como personagens transcendentais (props!)…

E, mesmo a correr contra o tempo, fizemos aquele que foi um dos projectos que nos deu mais gozo fazer.

6 episódios de puro entretenimento (e alguma parvoíce), que foram um sucesso na rede social interna do McDonald’s.

“Epá, mostra lá os episódios…”

Desculpa. Às vezes ficamos entusiasmados e não paramos de escrever. Aqui estão eles:

 





O que tem tudo para dar errado..
também tem tudo para dar certo

A chave do sucesso desta campanha foi, nada mais nada menos, um cliente que confiou em nós e no nosso trabalho.

Um cliente que decidiu ousar, mesmo correndo os riscos, para fazer algo diferente do que tinha sido feito até então. O chamado “quem não arrisca não petisca”. E nós petiscámos: Hamburgueres, nuggets, Sundaes e muito mais.

Assim se iniciou uma bela história de amor. Obrigado do coração, McDonald’s.
Até outras núpcias..