briefing

Briefing, para que te quero?

Rápido!
Pensa naquilo que faz um bom vídeo (não vale ir ao Chat GPT).

(Já pensaste? Boa. Possivelmente algumas destas palavras vieram à baila)

  • Storytelling
  • Criatividade
  • Câmaras de última geração
  • Luz
  • Som (nisto ninguém pensa, mas eu vou meter aqui na mesma)
  • Um bom gancho
  • E por aí fora.

    Acertaste em alguma? Óptimo!
    Mas será que pensaste na palavra BRIEFING?

    O que é um briefing criativo

    Um briefing criativo é um documento conciso que fornece informações essenciais e insights sobre um projeto.

    É um ponto de partida.
    Um guia para profissionais criativos, ajudando-os a entender o contexto e criar conteúdo relevante e impactante.

    Por isso: da mesma forma que sem uvas não se faz vinho, ou sem ovos não se fazem omeletes, sem briefings não se fazem vídeos (vá, bons vídeos).

    Dicas para um bom briefing criativo para vídeo

  • Não te esqueças do briefing!
  • Breve apresentação da empresa / marca
  • Qual é o objectivo do vídeo ou da campanha?
  • Quem é o público-alvo? (Não, “toda a gente” não é resposta)
  • Em que meios ou canais de comunicação vai ser usado? (Offline? Em que contexto? Redes Sociais? Quais? Newsletters?)
  • Qual é a mensagem-chave? (numa ou duas frases, o que deve este vídeo transmitir?)
  • Há alguma ideia pré-definida sobre como o vídeo deve ser? (Filmagens? Animação? Actores? Entrevistas? E por aí fora)
  • Existem referências visuais? Quais? (podem ser vídeos da concorrência, estrangeiros, etc. Este benchmark é muito importante!)
  • A existirem filmagens, em que locais serão feitas?
  • Existem prazos? Quais?
  • Existe um budget? Qual?
  • Não te esqueças do briefing!
  • (Haverão mais perguntas, mas quando recebemos resposta a estas, temos a certeza que vamos ser todos muito felizes)

    Mas tenho que fazer isto tudo só para pedir um orçamento?

    Não. Mas quanto mais informação tivermos, melhor conseguimos ajudar.
    Tanto a dar boas ideias, adequadas, e que façam sentido para o objectivo, como a apresentar um orçamento, também ele adequado à realidade.

    Não precisa estar super organizado. Não precisa ser um documento bonito. Pode até ser no corpo do email. Até o ChatGPT pode ajudar (agora sim)!
    O que importa é haver informação para nos debruçarmos.

    Sabemos que por vezes a pressa é muita e o tempo para escrever é pouco.
    No entanto, caso não tenhamos toda a informação, podemos ter que assumir alguns pressupostos que podem ou não corresponder totalmente à realidade. E isso não é o ideal.

    E um mail a dizer “Não sei o que quero” é um briefing?

    Não.
    Isso é um “Pedido de ajuda”.

    Mas o que importa, é que estamos cá para ajudar.

    Para que esse pedido de ajuda se transforme num bom briefing.
    E para que esse bom briefing se transforme num excelente vídeo.

    Portanto. Da próxima vez que tiveres que nos contactar (já agora, podes fazê-lo aqui), segue a primeira e última regra:

  • Não te esqueças do briefing!